A importância da educação física e psicologia na construção de um novo Brasil: ênfase às décadas iniciais do século XX

Autores

  • Higor Vinícius Alves Nunes Centro Universitário Alves Faria - UNIALFA
  • Wanderson Pereira Lima Faculdade da Polícia Militar - FPM, Secretaria de Esporte e Juventude da cidade de Trindade/GO

DOI:

https://doi.org/10.36414/rbmc.v9i23.162

Palavras-chave:

Educação Física, Psicologia, Formação cultural, Modernidade, Brasil

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo e tem como objetivo enfatizar a importância da Educação Física e da Psicologia na constituição de um novo Brasil nas décadas iniciais do século XX. Bem como, ressaltar a nova formação cultural do país no intuito de atender às demandas do desenvolvimento, industrialização e modernização, assim como as grandes potências mundiais. A exposição dos resultados e discussões se deu mediante a abordagem específica incialmente da Educação Física e logo após, da Psicologia. Desse modo, apresentou-se alguns elementos essenciais dessas áreas que contribuíram de modo decisivo para os anseios patrióticos daquela época. Conclui-se que tanto a Educação Física quanto a Psicologia, cada qual com suas especificidades e particularidades, tornaram-se as principais áreas de investigação, análise e experimentação. Em suma, com a necessidade da construção de corpos fortes, sadios e disciplinados e o rigor técnico-científico de modo funcional e racional, os conhecimentos dessas duas grandes áreas contribuíram com questões educacionais, culturais, políticas, sociais e econômicas.

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Publicado

2023-07-20

Como Citar

Nunes, H. V. A., & Lima, W. P. (2023). A importância da educação física e psicologia na construção de um novo Brasil: ênfase às décadas iniciais do século XX. REVISTA BRASILEIRA MILITAR DE CIÊNCIAS, 9(23). https://doi.org/10.36414/rbmc.v9i23.162

Edição

Seção

Artigos