A importância da educação física e psicologia na construção de um novo Brasil: ênfase às décadas iniciais do século XX
DOI:
https://doi.org/10.36414/rbmc.v9i23.162Keywords:
Educação Física, Psicologia, Formação cultural, Modernidade, BrasilAbstract
Este artigo é fruto de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo e tem como objetivo enfatizar a importância da Educação Física e da Psicologia na constituição de um novo Brasil nas décadas iniciais do século XX. Bem como, ressaltar a nova formação cultural do país no intuito de atender às demandas do desenvolvimento, industrialização e modernização, assim como as grandes potências mundiais. A exposição dos resultados e discussões se deu mediante a abordagem específica incialmente da Educação Física e logo após, da Psicologia. Desse modo, apresentou-se alguns elementos essenciais dessas áreas que contribuíram de modo decisivo para os anseios patrióticos daquela época. Conclui-se que tanto a Educação Física quanto a Psicologia, cada qual com suas especificidades e particularidades, tornaram-se as principais áreas de investigação, análise e experimentação. Em suma, com a necessidade da construção de corpos fortes, sadios e disciplinados e o rigor técnico-científico de modo funcional e racional, os conhecimentos dessas duas grandes áreas contribuíram com questões educacionais, culturais, políticas, sociais e econômicas.
Downloads
References
Cotrim G. História global: Brasil e geral. 6 ed. São Paulo: Saraiva; 2002.
Saviani D. Escola e democracia. 42. ed. Campinas: Autores Associados; 2012.
Ghiraldelli Júnior P. História da educação. 2. ed. São Paulo: Cortez; 2000.
Severino AJ. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez; 2007.
Lima WP. Abordagem crítico-superadora: pesquisa bibliográfica em periódicos da área da Educação Física. (Dissertação de Mestrado). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás; 2019.
Castellani Filho L. Educação física no Brasil: a história que não se conta. Campinas: Papirus; 1988.
Ghiraldelli Júnior P. Educação física progressista: a pedagogia crítico-social dos conteúdos e a educação física brasileira. São Paulo: Loyola; 1991.
Cunha Júnior CFF. Uma história da relação entre saúde e educação física na educação brasileira. HU Revista. 2009;35(3):227-34.
Bracht V. Educação física e ciência: cenas de um casamento (in)feliz. 4. ed. Ijuí: Unijuí; 2014.
Costa LH, Santos MS, Góis Júnior E. O discurso médico e a educação física nas escolas (Brasil, século XIX). Rev. Bras. Ed. Fis. Esp. 2014;28(2):273-82.
Gois Júnior E. O século da higiene: uma história de intelectuais da saúde (Brasil, século XX). (Tese de Doutorado). Universidade Gama Filho; 2003.
Soares CL. Educação física: raízes europeias e Brasil. 4. ed. São Paulo: Autores Associados; 2007.
Antunes MAM. O processo de autonomização da psicologia no Brasil 1890/1930: uma contribuição aos estudos em história da psicologia. (Tese de doutorado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 1991.
Antunes MAM. A psicologia no Brasil: leitura histórica sobre sua constituição. 5. ed. São Paulo: EDUC PUC-SP; 2014.
Gebrim VS. Psicologia e educação nova no Brasil: a infância nos saberes e práticas escolares. In: Miranda MG, Resende ACA. Escritos de psicologia, educação e cultura. Goiânia: Editora da UCG; 2008.
Gebrim VS. Psicologia e educação no Brasil: uma história contada pela Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Goiânia: Editora UFG; 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 REVISTA BRASILEIRA MILITAR DE CIÊNCIAS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Brasileira Militar de Ciências implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira Militar de Ciências como o meio da publicação original. Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a LicençaCreative Commons no rodapé desta página)