O TRABALHO COM PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO SOB O OLHAR DA LINGUÍSTICA DO TEXTO E DA PESQUISA-AÇÃO

Autores/as

  • Patricia dos Santos Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Faculdade da Polícia Militar - FPM
  • Vaima Regina Alves Motta Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.36414/rbmc.v6i14.36

Palabras clave:

produção textual, ensino médio, linguística do texto

Resumen

O presente estudo diz respeito ao trabalho com produção textual na Educação Básica, mais precisamente com estudantes de Ensino Médio. As principais teorias que fundamentam o trabalho são a Linguística do Texto e a Pesquisa-ação. Objetivamos, neste estudo, apresentar os resultados de encaminhamento de processo de escrita desenvolvido em sala de aula, advindo da articulação entre a Linguística do Texto e a Pesquisa-ação para o trabalho com produção textual com estudantes de Ensino Médio. Nesse sentido, as reflexões aqui evidenciadas referem-se ao encaminhamento do processo de escrita pautado por referencial teórico-metodológico que privilegia a interação e a reflexão no processo de ensino e aprendizagem de textos na escola. No que tange aos resultados, entendemos que houve aprimoramento da escrita argumentativa dos estudantes investigados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-04-06

Cómo citar

Santos, P. dos, & Motta, V. R. A. (2020). O TRABALHO COM PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO SOB O OLHAR DA LINGUÍSTICA DO TEXTO E DA PESQUISA-AÇÃO. REVISTA BRASILEIRA MILITAR DE CIÊNCIAS, 6(14). https://doi.org/10.36414/rbmc.v6i14.36

Número

Sección

Artigos