O TRABALHO COM PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO SOB O OLHAR DA LINGUÍSTICA DO TEXTO E DA PESQUISA-AÇÃO

Autores

  • Patricia dos Santos Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Faculdade da Polícia Militar - FPM
  • Vaima Regina Alves Motta Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.36414/rbmc.v6i14.36

Palavras-chave:

produção textual, ensino médio, linguística do texto

Resumo

O presente estudo diz respeito ao trabalho com produção textual na Educação Básica, mais precisamente com estudantes de Ensino Médio. As principais teorias que fundamentam o trabalho são a Linguística do Texto e a Pesquisa-ação. Objetivamos, neste estudo, apresentar os resultados de encaminhamento de processo de escrita desenvolvido em sala de aula, advindo da articulação entre a Linguística do Texto e a Pesquisa-ação para o trabalho com produção textual com estudantes de Ensino Médio. Nesse sentido, as reflexões aqui evidenciadas referem-se ao encaminhamento do processo de escrita pautado por referencial teórico-metodológico que privilegia a interação e a reflexão no processo de ensino e aprendizagem de textos na escola. No que tange aos resultados, entendemos que houve aprimoramento da escrita argumentativa dos estudantes investigados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-06

Como Citar

Santos, P. dos, & Motta, V. R. A. (2020). O TRABALHO COM PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO SOB O OLHAR DA LINGUÍSTICA DO TEXTO E DA PESQUISA-AÇÃO. REVISTA BRASILEIRA MILITAR DE CIÊNCIAS, 6(14). https://doi.org/10.36414/rbmc.v6i14.36

Edição

Seção

Artigos