O uso de indicadores de saúde como ferramenta de gestão para enfermeiros
DOI:
https://doi.org/10.36414/rbmc.v11i25.180Palavras-chave:
Indicadores de gestão, Gestão de saúde, EnfermagemResumo
A crescente preocupação pela prestação de serviços de saúde de qualidade tem impulsionado o desenvolvimento de ferramentas para avaliar e comparar esses serviços, dentre elas com destaque para os indicadores de saúde. Esses indicadores devem ser compatíveis com a realidade da instituição de saúde, buscando sempre a eficiência gerencial e a eficácia do serviço. Além disso, servem como instrumentos para orientar as mudanças necessárias e melhorar o desempenho organizacional. Desta forma, constata-se que neste modelo de gestão o profissional é de suma importância, pois é responsável por melhorar o gerenciamento da assistência de enfermagem. Este artigo tem como objetivo analisar como a utilização de indicadores de saúde pode contribuir para a qualidade da gestão para enfermeiros em unidades hospitalares. Para alcançar o objetivo da pesquisa, o procedimento de coleta de dados foi realizado por meio da pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Incialmente levantou-se artigos de forma online na Biblioteca Virtual de Saúde, Scientific Electronic Library Online e no Portal de Periódicos da Capes. Após foi realizada a leitura exploratória dos artigos coletados para determinar quais se encaixam na presente pesquisa. Com base nos artigos analisados notou-se a importância e a necessidade da colaboração entre a equipe de enfermagem com os gestores na criação e implementação dos indicadores, além de destacar a relevância da participação ativa da equipe na coleta de dados para a realização de avaliações contínuas. É necessário também que a formação acadêmica dos profissionais deve incluir o ensino sobre o uso de indicadores, uma vez que muitos reconhecem a importância dessa ferramenta, mas carecem de treinamento adequado para utilizá-la de maneira eficaz.
Downloads
Referências
Lima KWSD, Antunes JLF, Silva ZPD. Percepção dos gestores sobre o uso de indicadores nos serviços de saúde. Saúde e Sociedade. 2015;24(a):61-71.
Paris CR, Barbosa PMK, Francisco AM, Marin MJS, Mielo M. Conhecimento de indicadores hospitalares por enfermeiros de unidades de internação. Revista de Administração em Saúde. 2018;18(79):1-14.
Zancheta NB, Fogliano RRF, Bohomol E, Neves VR, Silva LMG. A utilização do sistema de indicadores assistenciais por gestores de enfermagem de um hospital universitário. Revista Cogitare Enfermagem. 2016;21(3):1-5.
Fugaça NPA, Cubas MR, Carvalho DR. Utilização de indicadores balanceados como ferramenta de gestão na enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2015;23(6):1049-56.
Vituri DW, Évora YDM. Gestão da qualidade total e enfermagem hospitalar: uma revisão integrativa de literatura. Revista Brasileira de Enfermagem. 2015;68(5):660-7.
Francisco C, Paz A, Lazzari DD. Perspectivas de enfermeiras sobre gestão da qualidade e acreditação hospitalar. Revista de Enfermagem da UFSM, Santa Maria. 2012;2(2):401-11.
Cavalcante PDS, Rossaneis MA, Haddad MCL, Gabriel CS. Indicadores de qualidade utilizados no gerenciamento da assistência de enfermagem hospitalar. Revista de Enfermagem da UERJ. 2015;23(6):787-93.
Snyder H. Revisão de literatura como metodologia de pesquisa: uma visão geral e diretrizes. Journal of Business Research. 2019;104:333-9.
Galhardi NM, Escobar EMA. Indicadores de qualidade de enfermagem. Revista de Ciências Médicas. 2015;24(2):75-83.
Ferreira LA, Magalhães FAC, et al. A aplicabilidade dos indicadores de saúde no contexto da atenção primária à saúde. Revista de Atenção Primária á Saúde. 2014;17(2):134-42.
Santana LL, Sarquis MML, et al. Indicadores de saúde dos trabalhadores da área hospitalar. REBEn – Revista Brasileira de Enfermagem. 2016;69(1):30-9.
Tamaki ME, Tanaka YO, et al. Metodologia de construção de um painel de indicadores para o monitoramento e a avaliação da gestão do SUS. Revista Ciência e Saúde Coletiva. 2012;17(4):839-49.
Weigelt LD, Mancio JG, Petry ELDS. Indicadores de saúde na visão dos gestores dos municípios no âmbito da 13 coordenadoria regional de saúde - RS. Revista Barbarói. 2012;36:291-305.
Tanaka OU, Tamaki EM. O papel da avaliação para a tomada de decisão na gestão de serviços de saúde. Revista Ciência & Saúde Coletiva. 2012;17(4):821-8.
Pereira BS, Tomasi E. Instrumento de apoio à gestão regional de saúde para monitoramento de indicadores de saúde. RESS - Revista Epidemiologia e Serviços de Saúde. 2016;33:411-8.
Silva YC, Roquete FF. Competências do gestor em serviços de saúde: análise da produção científi ca, no período de 2001 a 2011. Revista de Administração em Saúde. 2013;15(58):2-13.
Franco JN, Barros BPA, Vaidotas M, D'innocenzo M. Percepção dos enfermeiros sobre os resultados dos indicadores de qualidade na melhoria da prática assistencial. Revista Brasileira de Enfermagem. 2010;63(5):806-10.
Gabriel CS, Melo MRAC, Rocha FLR, Bernardes A, Miguelaci T, Silva MLP. Utilização de indicadores de desempenho em serviço de enfermagem de hospital público. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2011;19(5).
Menezes PIFBD, D'innocenzo M. Dificuldades vivenciadas pelo enfermeiro na utilização de indicadores de processos. Revista Brasileira de Enfermagem. 2013;66(4):571-7.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISTA BRASILEIRA MILITAR DE CIÊNCIAS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Brasileira Militar de Ciências implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira Militar de Ciências como o meio da publicação original. Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a LicençaCreative Commons no rodapé desta página)