Ciências policiais: o paradigma da polícia educadora
DOI:
https://doi.org/10.36414/rbmc.v8i21.138Palavras-chave:
Ciência policial, Paradigmas de segurança, Polícia educadoraResumo
O presente artigo ambiciona demonstrar por meio de pesquisa bibliográfica que as instituições policiais, insertas na sociedade tardo-moderna, necessitam readequar seus métodos de atuação para poder enfrentar o fenômeno da criminalidade e violência. A consolidação de uma Ciência Policial como uma atividade baseada no conhecimento deve ser fomentada para que as instituições policiais possam responder adequadamente aos desafios de uma sociedade em constante mutação e práticas delituosas cada vez mais aprimoradas. A Ciência Policial ofereceria a base de investigação que delimitaria esse conjunto de conhecimentos, tornando o policial o cientista do seu próprio labor, pois é ele que possui a vivência policial e aplicaria esta ciência na sua práxis. Os três paradigmas de segurança pública do Brasil serão abordados (o modelo de segurança nacional, de segurança pública e de segurança cidadã). Na conclusão do artigo é apresentada uma proposta de estabelecimento de um novo modelo de segurança, a Polícia educadora, com a participação efetiva desta instituição no sistema de ensino, visando fomentar valores essenciais da convivência social na base da educação do cidadão.
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